Marcelo Camargo/Agência Brasil
Superintendência da Receita Federal, em Brasília.
Quem é microempreendedor individual (MEI) precisa ficar atento ao prazo para a declaração Anual Simplificada, que se encerra na próxima quinta-feira, dia 30. De acordo com a Receita Federal, precisa declarar o contribuinte que possuía CNPJ de MEI de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021, mesmo que não estivesse atuando no período.
Em Santa Maria, são aguardadas aproximadamnete 20 mil declarações neste enquadramento, de acordo com dados do Portal do Empreendedor.
A declaração é gratuita até a data estipulada e pode ser feita diretamente pela internet. Porém, quem perder o prazo receberá multa de R$ 50, que paga dentro de 30 dias tem desconto para R$ 25.
O documento serve para informar ao governo, por exemplo, os dados sobre a atuação da empresa ao longo do último ano, como o total da receita bruta e o número de empregados registrados. Caso a declaração não seja realizada até a data estabelecida, além da já citada multa, o microempreendedor não poderá acessar as guias de arrecadação do Simples (DAS) até que regularize sua situação.
Orientação
Ainda de acordo com a Receita Federal, quem necessitar de auxílio para realizar a declaração pode procurar o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Franciscana (UFN).
A orientação é gratuita e realizada pelos alunos do curso de Ciências Contábeis da instituição. O horário de atendimento é das 17h às 20h, às segundas e quintas-feiras, no Prédio 8 da UFN, localizado na Avenida Rio Branco, 638. O WhatsApp para contato é (55) 99981-5936.
Com informações da Receita Federal
Francine Boijink, francine.boijink@diariosm.com.br
Leia mais notícias de Economia